Toalha de papel versus secadores de ar

Será que compensa mesmo o uso de secadores de ar?

ESTUDOS REVELAM RISCO DO SECADOR DE AR

Quando apareceram no mercado, os secadores de ar pareciam a solução perfeita para não se gastar em papéis. Porém, estudos como os da prestigiada Universidade de Westminster, na Inglaterra, revelaram que, se por um lado são um pouco mais econômicos, por outro lado geram menor higiene e saúde, uma vez que trazem maiores riscos de transmissão de bactérias. Além disso, causam a insatisfação do usuário, pois não secam completamente as mãos.

TOALHA DE PAPEL: MAIS RÁPIDA E EFICIENTE

A maioria das pessoas, fora de seu ambiente diário, lava e ensaboa as mãos no menor tempo possível. A média de tempo utilizado é de 11 segundos, com uma pequena variação entre homens e mulheres, já que estas são mais cuidadosas.

Esse tempo deixa germes residuais na pele, que podem ser removidos com maior eficácia pelas toalhas descartáveis de papel.

As toalhas de papel também são mais eficazes que as toalhas de algodão na redução de bactérias na secagem das mãos.

SECADOR DE AR GERA PROLIFERAÇÃO DE GERMES

Poucos usam os aparelhos de ar durante os 30 segundos necessários. Os homens desistem depois de 19,6 segundos e as mulheres após 25,4 segundos.

Assim, cerca de 40% dos usuários preferem esfregar as mãos nas roupas ou usar lenços para completar a secagem, criando situações favoráveis aos germes.

Enquanto as toalhas de papel ajudam a remover bactérias durante a secagem, ouso de secadores de ar quente aumenta consideravelmente a sua quantidade.

Toalha de Papel versus Secador de Ar

Transmissão por Ar: Muitos germes nocivos à saúde humana são de fato transmitidos pela corrente do ar.

Fator Temperatura: Grande parte das bactérias que causam infecção intestinal como: salmonella e staphylococcus aureus desenvolvem mais facilmente entre temperaturas situadas de 20 até 45 graus celsiu

Com qual deles você prefere secar suas mãos?

TEMPO GAST0
É fato, as pessoas preferem gastar o menos tempo possível dentro do banheiro. O processo de secagem demorado dos secadores de ar não contribui para satisfação do usuário.

RISCO DE CONTAMINAÇÃO
O uso de secadores de ar em hospitais é completamente inadequado. O jato de ar direcionado nas mãos ajuda a propagação dos microrganismos é há o risco sério de contaminação cruzada.

PISO MOLHADO
Secadores de ar são em geral mais caros, estão disponíveis em menor número e distantes da pias. O usuário ao percorrer o caminho até o dispositivo molha o chão com mais frequência.

EXCESSO DE RUÍDO
Secadores de Ar geram ruídos a partir de 50 dB. Os sons produzidos nesta faixa causam grande sensação de desconforto para os ouvidos humanos.

CUSTO OPERACIONAL
Secadores de ar são mais caros na manutenção continuada. Há uma falsa promessa de que eles ao evitar o uso de papel têm menos impacto ambiental e são menos dispendiosos. E o custo elevado com energia elétrica para poderem funcionar? Nós somente matéria prima oriunda de áreas reflorestadas de manejo sustentável, e os processos de fabricação são todos certificados.

QUEM GOSTA DE FILA?
Nos banheiros de grande fluxo é muito comum, diante dos aparelhos de ar, a presença de filas. O uso das toalhas de papel é coletivo, podendo ser feito de forma simultânea por muitas pessoas.

Fila de espera para secador de ar